A Arte de Acampar

a arte de acampar

Acampar significa mais que um momento de lazer e descanso, é um momento de conexão com a natureza. Percebemos que fazemos parte de algo muito maior. Mas este momento pode não ser tão perfeito assim, se não soubermos tomar os cuidados necessários para um bom acampamento.  A verdade é que  existem muitos fatores que podem influenciar a qualidade do camping, desde o terreno onde vamos montar nosso acampamento, até mesmo a data que decidimos ir acampar, então para ajuda-los nessa aventura, preparamos algumas dicas fundamentais que você precisa saber antes de acampar.

Tipos de Acampamentos

Existem vários tipos de acampamentos –  Os diferentes tipos de acampamentos estão diretamente relacionados com o tipo do campista. Tem pessoas que só precisam de uma barraca, já outras preferem trailers e também aqueles que procuram lugares mais estruturados, com amplas áreas de lazer. E você conhece qual é o seu estilo acampar? Prefere um acampamento mais aventureiro ou mais tranquilo? Rústico ou Confortável? Tire suas dúvidas com informações a seguir:

Camping (Acampamento Estruturado) – Este estilo de acampamento é feito em ambientes com alguma estrutura. Alguns campings podem oferecer até restaurantes e áreas recreativas, há também aqueles campings mais rústicos com apenas banheiros.  

Acampamento Selvagem – Realizados em áreas naturais, sem qualquer estrutura. São mais distantes das áreas urbanas. Esse acampamento acontece de uma maneira mais primitiva, permite um contato mais próximo a natureza. Se for escolher esse estilo de prática, tenha sempre em mente quais os cuidados e perigos elas podem oferecer. Estude bem o local, pegue sempre muitas referências, e dependendo de alguns locais vai ser preciso a autorização de terceiros, vale lembrar a importância em conhecer a região e o local do acampamento.

Acompanhe a Previsão do tempo e a Data Certa para Acampar

Primeiramente escolha a data para realizar o seu acampamento, fique atento as datas especiais, como feriados nacionais ou municipais, se você pretende acampar com tranquilidade e fugir de agitação, o feriado pode ser uma péssima escolha. Nesse período a estradas podem estar mais movimentadas e os campings mais lotados.

Não esqueça de dar uma conferida na previsão do tempo, que está marcado para a região, nada pior que uma chuva inesperada para estragar o seu acampamento, por isso, veja as previsões do tempo, se você não for o tipo de aventureiro “Bear Grylls” que está a prova de tudo, cuide para não escolher um dia muito chuvoso que possa estragar a sua aventura.

Conheça o Terreno Antes de Montar sua Barraca

Com a data decida, vamos escolher o melhor local para acampar.

Inclinação:Opte por acampar em locais planos de preferência onde você terá uma facilidade na hora de montar a sua barraca. Qualquer inclinação mesmo sendo mínima pode te trazer problemas, além de muito desconforto

Árvores:Escolha montar sua barraca em baixo de sombras. Além de proteger do sol, ela também pode te proteger da chuva, atrapalhando também a passagem dos ventos.  E pessoal, confira as condições das árvores, analise se não estão com galhos secos.

Alagamento: Montar sua barraca em áreas baixas podem ser um problemão em dias de chuva. Uma dica importante, verifique se o lugar em que está montando não faz parte do caminho de escoamento de água. Geralmente são locais com baixa vegetação.

Legal, agora que conhecemos o local e temos a data marcada, agora é só entrar no carro e ir acampar? Na verdade ainda não, precisamos agora  decidir quais equipamentos levar na nossa aventura. Agora vamos falar do nosso querido Kit Camping.

Equipamentos Essenciais para um acampamento Tranquilo

A lista de equipamentos pode variar para cada tipo de acampamento, o local de destino, topografia da região, clima e o próprio perfil do campista. Descubra um pouco mais sobre esses equipamentos a seguir:

Barraca: Talvez seja o principal item para o acampamento, para escolher uma barraca devemos levar em consideração o tamanho e conforto que ela oferece. Procure sempre escolher uma barraca acima da quantidade de pessoas que vão com você no acampamento. Por exemplo: Vão 3 pessoas para o acampamento e todas vão dormir na mesma barraca? Leve uma barraca para 4 pessoas ou mais. Na hora da escolha da barraca leve em consideração o tamanho da coluna d’água.

A coluna d’água, é o termo utilizado pelas fabricantes de barracas e produtos para camping, para dizer a resistência a água da barraca, ou seja, quanto maior a coluna d’água, maior a resistência a água da barraca. Com tudo, dentro do mercado nacional existem diversos tamanhos de coluna d’água, podendo variar de 300mm chegando até 3000mm. Veja a baixo alguns números que farão você entender melhor a coluna d’água, lembrando que esta tabela é apenas para ilustrar e não uma tabela universal.

Menor que 600 mm – Não recomendada para usar na chuva

Entre 600mm e 1000mm – Resistência apenas para chuvas fracas e rápidas.

Entre 1000mm e 2000mm– Resistência a chuvas normais (ou até fortes), por período não muito longo.

Entre 2000mm e 3000mm – Boa resistência a temporais ou chuvas por vários dias.

Superior a 3000mm – Recomendada para situações mais extremas.

Colchão e Saco de Dormir: O campista precisa sempre ter em mente ao escolher seu equipamento, qual a temperatura da região. Colchão inflável pode ser uma boa opção para ambientes com temperaturas mais altas, é uma opção prática e leve de ser transportada. Geralmente os colchões infláveis vem com a bomba embutida, evite imprevistos verifique se está funcionando corretamente. Agora se você pensa em acampar em regiões mais frias, para o seu conforto e a segurança de seu sono, escolha um bom saco de dormir

Isolante Térmico: Considerado por um muitos um equipado secundário dentre os equipamentos de camping. Usar o saco se dormir direto no chão pode ser uma péssima ideia e um convite para passar frio. O isolante térmico deve ser usado entre o saco de dormir e o chão, sua função é impedir a troca de calor entre a pessoa e o solo. Mas dentre tantos isolantes térmicos no mercado qual devo escolher? Na hora de comprar você precisa ter em mente para qual ambiente e temperatura vai ser usado. Para campistas ocasionais e esporádicos, podem começar usando um isolante EVA, esse isolante é de baixo custo, pode ser uma ótima opção para regiões não muito frias.

Roupas e Calçados: Além de um bom agasalho independente da temperatura local, é necessários que as roupas tenham um tecido mais leve tipo dry fit (roupa esportiva) e propriamente o tactel. Estes tecidos são leves e secam rapidamente. Já o sapato escolha um modelo do estilo bota de trilha, e chinelos mais confortáveis para momentos de descanso.

Peso: O peso é muito importante para aqueles que pretendem realizar uma longa caminhada até chegar no local do acampamento. Existe barracas de vários pesos, as vezes suas barracas possuem a mesma capacidade de pessoas mas são pesos muito distantes, na hora de escolher o peso, pense no tamanho e na capacidade de carregar peso da pessoa que vai estar com a barraca na mochila. Uma barraca que tenha de 3 a 4kg, pode ser considerada uma barraca de peso consideravelmente leve, acima disso, após longas caminhadas, ela vai estar pesando o triplo desse peso, devido o cansaço. Mas cuidado, não escolha barracas muito leve, pois elas podem ser fracas e deixar você na mão no meio da aventura.

Mochila: Agora que já juntamos todos os nossos itens que vamos levar para o nosso acampamento, vamos escolher o local onde vamos carregar isso tudo. Na hora de escolher a mochila, devemos levar em consideração, a capacidade em litros da mochila, o quanto ela suporta carregar em peso, e o mais importante, o quanto a pessoa que vai carregar suporta. O indicado é a pessoa que estar carregando uma mochila com até 10% do peso dela, por exemplo: Um homem de 80 kg é indicado carregar uma mochila com até 8kg.

Todas as mochilas possuem um peso confortável para ser carregado, e esse peso e determinado de acordo com a sua capacidade em litros, veja a relação

Até 6 kg à 15 a 25 litros

7 a 10 kg à 30 a 45 litros

11 a 14 kg à 50 a 65 litros

15 a 20 kg à 70 a 85 litros

+ de 20 kg à + de 85 litros

Alimentação e Hidratação: Em tempos atuais, existem diversos tipos de comidas desidratadas que facilitam muito a vidas dos aventureiros, um exemplo claro disso, é as comidas liofilizadas. Mas caso você queira levar comidas para serem preparadas no local, nada o impede, apenas fique atento em como você vai armazenar esses alimentos priorize opções mais praticas que não estragam com facilidade, evite alimentos perecíveis como leite, queijo e carne.  Além de você precisar de uma rica quantidade de proteínas, é preciso também se preocupar com a hidratação consulte o se local oferece agua potável e de fácil acesso.

Ferramentas e Acessórios: As ferramentas sempre são necessárias em um acampamentos, pois é necessário cortar lenha para a fogueira, ou até mesmo limpar o caminho por onde você vai caminhar. Por isso, é aconselhado levar facas, canivetes, lanternas e etc…

Kit fogo: Quando falamos em fogo na hora de acampar, existe uma serie de possibilidades, se você for do tipo que prefere ser rústico e não gosta de utilizar equipamentos para fazer fogo, pode usar a técnica mais primitiva, mas já deixo avisado que você precisará de muita paciência e resistência nos braços. Mas para aqueles que preferem ter fogo do modo mais simples, existe uma serie de equipamentos que podem facilitar, dentre eles estão, os fogareiros a gás, pederneiras ou fósforos, o maior problema com os clássicos fósforos, é que caso você esteja acampando em um lugar muito úmido, a possibilidade do fósforo molhar é grande e você não quer perder seu fogo, certo!

Refeição Liofilizada: É uma opção para aventureiros que precisam de comida conservada e ao mesmo transportá-la de forma compacta. A liofilização também conhecido como Freeze Dying, o produto é congelado abaixo de -30°C , é submetido a uma temperatura muito baixa em (Alto Vácuo). Os produtos liofilizados têm suas propriedades originais mantidas, forma, cor, aroma e sabor, quando conservados adequadamente, mesmo sendo em temperatura ambiente podem durar muito anos. Esse produto não tem necessidade de refrigeração, isso facilita as operações de logísticas de armazenamento,transporte e distribuição.

Kit Higiene Pessoal: Não é só por que estamos indo acampar em uma floresta que devemos esquecer de nossos cuidados básicos como por exemplo, papel higiênico ou pasta dente. Muitos dizem que levar papel higiênico de casa é coisa para aventureiro “Nutella”, mas deve ser lembrado, que caso faça suas necessidades, e se limpa com coisas da natureza pode se contraído certos tipos de doenças ou algum tipo de bactéria, afinal de contas, não possuímos anticorpos para certos tipos de bactérias, então não é bom arriscar, você não concorda?

Respeite a Prática do Camping e a Natureza

Procure conhecer com antecedência as regras e regulamentos do camping, cuide bem do seu lixo, além de fazer um bem para natureza, evita uma eventual aproximação de animais e bichos indesejados. Evite barulhos, não há problema algum em curtir aquela paisagem ao som da música preferida, mas faça-o de uma forma discreta e de preferência escolha fones de ouvidos. Utilize a água de forma racional, evite desperdícios. Pronto, agora sim  você já está pronto para preparar a mochila e pegar a estrada!

Comentários

  1. Parabéns pela matéria. Oportuna. Pertenço ao Movimento Escoteiro, e já perdi a conta de quantos acampamentos já participei tanto no Brasil quanto fora (USA, Holanda, Inglaterra, Japão, Chile, Suécia, Suissa, Argentina, etc.)

    1. Caramba, isso sim que eu chamo de bagagem, elogios vindos de alguém com tanta experiencia nos deixa muito contente. Qualquer dica ou sugestão para outro artigo estamos a todos ouvidos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *