As 5 melhores dicas para iniciantes no Tiro Esportivo

Está começando no Tiro Esportivo? Então se liga só que separamos as cinco melhores dicas pra você.

Salve, galera! Como vocês estão hoje? O Tiro Esportivo está conquistando cada vez espaço com novos atiradores. Dentro da prática do Tiro Esportivo, haverá diversas opções de modalidades de tiro (como exemplo o Field Target) e com essa ascensão, durante o início haverá diversas dúvidas. Por isso, separamos as 5 melhores dicas para quem está iniciando no esporte, seja por diversão ou pra quem está focado e determinado em ser profissional.

Então, vamos às dicas:

1º – Escolha bem a sua carabina

Antes de você começar a praticar o Tiro Esportivo, você primeiramente precisa escolher sua carabina. Escolher o modelo ideal é uma dúvida muito grande em pessoas que querem começar a praticar e entendem pouco tecnicamente do assunto. Primeiramente, você precisa conciliar o quanto você pode gastar e o que você busca no Tiro Esportivo. Cada carabina possui sua característica que a difere uma da outra, como maior precisão, maior potência, melhor qualidade e até o quesito beleza.

As carabinas mais vendidas são por ação Gás Ram, já que elas possuem os melhores custos benefícios misturados com precisão ou potência, ou até os dois juntos. Pesquise bem antes de comprar a sua, faça comparações, acompanhe as análises e tenha o máximo de certeza de que a que você irá escolher é a que atenderá a sua necessidade.

Clique aqui e veja as melhores opções pra você.

2º – Proteção e segurança em primeiro lugar

Como em qualquer outro esporte, a segurança e a proteção do atirador é o ponto principal desde o preparo até o tiro. É indispensável que a pessoa utilize como medida de proteção itens que o mantenha em segurança. O Tiro Esportivo é uma “brincadeira séria”, o mau uso dos equipamentos poderá gravemente causar danos físicos em qualquer pessoa.

Portanto, por segurança básica utilize pelo menos um óculos de proteção, protetores auriculares e vestimentos adequados para a prática do tiro. Nunca e de maneira alguma, aponte uma carabina para alguém, mesmo que ela não esteja engatilhada.

De maneira alguma, realize o Tiro Esportivo sob efeito de quaisquer substância que cause alterações em você. Atire sempre em alvos que não sejam sólidos, assim você evita com que o chumbinho atinga o alvo e ricocheteie em você ou em qualquer pessoa. Antes de realizar os tiros, verifique a segurança do local e se tudo está em ordem, e lembre-se: “Segurança em primeiro lugar.”

3º – Escolhe bem o seu local de tiro

Escolher o local que você realizará os tiros é algo não tão complexo, geralmente a preferência dos jogadores são em campos abertos, mas você poderá também realizar tiros em quaisquer outras condições, desde que o espaço em que os tiros serão realizados tenham o máximo de segurança e proteção para todos os que estão ali.

Escolha bem os seus alvos e os distribua no campo de tiro. A posição que você vai atirar e como irão definir a modalidade ficará a seu critério, já que o Tiro Esportivo poderá ter diversas maneiras de como você irá praticar.

Geralmente, o local mais preferido pelo atirador são os campos abertos e longe da cidade.

4º – Use o chumbinho correto

Para quem inicia no Tiro Esportivo, os chumbos são todos iguais, porém não é bem assim. O chumbo é um dos principais, se não for o principal influente no seu disparo, desde a velocidade, distância e até a mesmo precisão são influenciados pelo chumbo. Na hora de escolher o seu chumbo leve em consideração o seu objetivo dentro do Tiro Esportivo. Temos um artigo em nosso blog onde mostramos todos os tipos de chumbo, para ler este artigo clique aqui.

Mas vamos explicar brevemente cada tipo de chumbo e sua finalidade.
– Hollow Point: Este chumbo é criado focando somente na expansão e destruição
– Match ou Cabeça chata: Este chumbo é focado para competição, ele foi desenvolvido para alvos de papel.
– Domed ou cabeça redonda: Este chumbo possui múltiplas funções, sendo bom em diversos quesitos. Ele atinge uma boa velocidade, longas distâncias, uma ótima precisão e penetração. Porém, ele não é indicado para ser utilizados como chumbo expansão.
– Pointed: Este chumbo é focado para penetração.

5º – A prática leva a perfeição

É totalmente normal que no começo do Tiro Esportivo, você se sinta inseguro e incapaz de realizar com perfeição o tiro, mas fique tranquilo, isso é muito normal. Independente se você é um atirador que leva o Tiro Esportivo ao nível profissional ou ao relaxamento mental, busque sempre treinar o máximo que puder e ao longo do processo de evolução, veja quais são os pontos negativos e foque neles para que eles se tornem positivos.

O aperfeiçoamento sem dúvidas irá exigir algumas técnicas que você irá aprendendo conforme o tempo. Um dos fatores mais importantes é o controle de sua respiração, o disparo é normalmente realizado após o atirador prender a respiração de forma rápida e consciente. Técnicas de visão durante o tiro, como a utilização de mira aberta, luneta ou red dot também o ajudarão numa melhor nitidez para que você consiga alinhar da melhor maneiro a direção do seu tiro no alvo.

E aí, curtiu as 5 melhores dicas pra quem está iniciando no Tiro Esportivo de hoje? Se você tem alguma dúvida sobre este esporte, deixe sua pergunta aqui embaixo nos comentários que iremos te responder.

E por hoje é só. Até a próxima e um grande abraço!

Comentários

  1. Faltou falar sobre os cuidados de carabinas mais pesadas como a insane qgk e outras que pesam mais de 4kg e apos o 2o disparo seu braço precisa estar apoiado, pois o peso altera o equilibrio para acerto ao alvo. Mas em suma otimas dicas.

  2. Ótimas dicas, continuem postando essas dicas para nos inteirarmos e aproximarmos ainda mais do tiro esportivo.
    Aproveito o ensejo para propor a Dispropil, a explanação sobre o regulamento de compra e uso de lunetas, até então não permitidas.

    Abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *