Como escolher uma barraca?

Você sabia que uma das coisas essências para quem vai acampar é escolher o modelo certo da barraca? Não sabia? Vem que a gente te conta!

Quem não gosta de sair um pouco da cidade movimentada e passar alguns dias no meio do mato? E um dos itens principais é a barraca. Mas, você é do tipo de pessoa que compra qualquer barraca ou realmente compra a adequada para a prática?

Primeiramente, ao levar sua barraca você deve ficar atento ao seu tamanho. O indicado é que você compre uma barraca sempre acima da capacidade (Exemplo: Se vão acampar em duas pessoas, leve uma barraca para três pessoas), assim você garante um maior conforto para quem vai dormir.

Considere seu perfil de campista, se você é uma pessoa extrema e experiente, lembre-se de usar uma barraca mais resistente. Considere também o tipo de terreno e as alterações climáticas no local do acampamento. Uma excelente dica é comprar barracas com cores quentes, assim ajuda na visualização da sua barraca em casos de emergência, já que as cores verde, marrom e cinza acabam se camuflando na paisagem.

Fique atento ao peso da sua barraca, afinal, ninguém quer machucar a coluna com peso desnecessário, não? Considere quantas pessoas irão acampar, use barracas de 0,5 a 1,5kg para uma ou duas pessoas, 2 a 4kg para duas ou três pessoas e acima de 5kg para mais de três pessoas.

Existem três tipos de barracas:

– Canadense: Possui formato triangular e armação de ferro, é a mais compacta da categoria. Devido ao seu peso, sua indicação é para acampamentos longos e de pouco deslocamento (já que seu peso é mais alto do que as outras categorias). Essa categoria de barracas não estão sendo mais comercializadas no mercado.

– Iglu: É a mais utilizada nos acampamentos. Seu peso leve e sua praticidade no transporte, acaba tendo menor durabilidade quanto as outras categorias. Sua indicação é para longas caminhadas e possui boa resistência ao vento. Geralmente são armadas com duas varetas que se cruzam e mantem a barraca armada mesmo sem estar fixa no chão e também possuem excelente resistência ao vento.

– Estrutural: É uma categoria de barraca com maior estrutura. Possuem divisões de quartos e comportamento para um maior número de pessoas, como uma família. Devido a sua estrutura, seu peso pode facilmente ultrapassar os 20kg e são indicados para longos acampamento, já que sua montagem e desmontagem são consideradas mais trabalhosas.

Após escolher a sua barraca, é extremamente necessário ter cuidados com ela. Monte sua barraca em lugares planos, longe da água e fora de encostas de árvores. Utilize lonas impermeáveis sob a barraca, evitando que a ela acumule água e aumentando sua durabilidade. Nunca guarde sua barraca úmida ou molhada, assim você evita que ele mofe ou danifique seu tecido, e após uso, utilize um pano úmido para realizar a limpeza externa e interna da barraca, e só lave em extrema necessidade quando não há condições de realizar a limpeza com o pano.

Um dos principais problemas para quem vai acampar é a chuva, afinal, acampar com água dentro da barraca é uma coisa totalmente desagradável, não? Um dos fatores mais importantes ao escolher sua barraca é verificar sua impermeabilidade. O grau de impermeabilidade das barracas é medido com um teste de pressão hidrostática que calcula o quanto o tecido aguenta antes de a água atravessá-lo, denominado Coluna de água. A coluna de água da barraca pode variar entre 600 e 3000 milímetros, dependendo de quanto o tecido é resistente a chuva, ou seja, quanto maior sua coluna de água, maior será a resistência da barraca.

Se você quer uma barraca com o mínimo de resistência, indicamos que compre com pelo menos 1000 milímetros. A resistência vai depender do seu perfil e local de acampamento, se você for uma pessoa extrema e selvagem, compre barracas com pelo menos 2000 milímetros. Para que seja considerado impermeável, um tecido deve suportar no mínimo 1500 mm de Coluna de Água.

Sobre os dados de capacidade de coluna de água, barracas com menos 600mm não são indicadas para ser usadas em chuva. De 600 a 1000 mm são resistentes em chuvas fracas e rápidas. De 1000 a 2000 mm são indicadas para chuvas consideravelmente até fortes por curto período. De 2000 a 3000 mm para chuvas fortes por dias e acima de 3000 mm para situações extremas.

Do que adianta a barraca ter alto valor de resistência e suas costuras não forem seladas? Lembrando que algumas barracas já possuem suas costuras impermeabilizadas de fábrica e caso a sua não seja, você poderá usar um selador impermeabilizantes de costura (Compre aqui) para garantir maior resistência em sua barraca, assim deixando máximo impermeável possível. Cuide também das hastes de sua barraca, já que são elas que mantém a sua estrutura e atente-se aos detalhes da barraca e a sua qualidade, afinal, todo cuidado é pouco para garantir seu conforte na hora de acampar.

Agora que você aprendeu algumas dicas de como escolher a sua barraca ideal, clica no banner (ou aqui) abaixo e confere algumas opções que a Dispropil tem pra você!

Comentários

  1. Legal. Graças a essas informações, aprendi muita coisa que nem imaginava. Sempre tive curiosidade sobre a capacidade da coluna d’água e agora já sei o que vou comprar para meus acampamentos.
    Parabéns Dispropil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *