Como Funciona o CO2?

O que é Co2?

Fala galera, no artigo de hoje vamos conversar um pouco sobre as tão faladas armas de CO2. Até pouco tempo atrás, esse tipo de armamento era apenas liberado a compra para pessoas que possuíam o certificado de registro (CR). Porém a cerca de 2 anos, saiu uma nova Portaria (Nº 56) que isentava a necessidade de CR para a compra das mesmas. Contudo muitas pessoas não sabem como utilizar essas armas e com isso acaba ficando uma série de dúvidas em torno desse assunto. Posso reutilizar o mesmo cilindro? Posso deixar o cilindro na arma? Depois de acabar o gás, eu posso recarregar o gás? Essas e muitas outras, responderemos aqui.

O que é CO2

CO2 é a abreviação para dióxido de carbono, esse gás ele é considerado asfixiante, inodoro e incolor. Mesmo esse gás sendo considerado inodoro, algumas pessoas conseguem sentir algum odor muito forte. O gás CO2 utilizado nos cilindros de 12g e 88g, é o mesmo gás utilizado em extintores. Esse dióxido de carbono, não possui nenhum impacto negativo para o ecossistema, pois ele não emite nenhuma substância que é prejudicial a camada de ozônio. Ele também não poluente ao mar, pois ele é levemente solúvel. Ele também é capaz de se diluir no ar com facilidade e na terra ele se comporta mais pesado que o ar e por isso que ele se espalha.

Pistolas de co2

Pistolas CO2

O gás CO2, é comercializado no mundo do airsoft em cilindros de 12g e 88g, que é capaz de render de 30 a 80 tiros, dependendo de cada modelo de airsoft e um detalhe muito importante, os cilindros não são recarregáveis, ou seja, se fez o rompimento do lacre de um cilindro, deve utilizá-lo até o final.

O CO2 é muito conhecido por aumentar a potência da arma, isso é muito notável em pistolas, se for comparado CO2 com Green Gás, essa diferença acontece devido a pressão que cada gás é armazenado, por mais que o CO2 esteja em um recipiente muito menor que o Green Gás, ele possui uma pressão muito maior.

Um pequeno problema que algumas pessoas reclamam do CO2, é que esse gás, resseca muito os anéis o-rings de vedação das pistolas, pois diferente do Green Gás, ele não possui silicone em sua composição, por isso mantenha sempre atento a lubrificação de suas armas CO2.

como usar o co2

Utilização do CO2

Todas as armas possuem uma propulsão através de CO2, elas possuem um compartimento para o cilindro, e dentro desse compartimento possui uma agulha que, ao realizar a pressão do cilindro esta agulha rompe o selo, liberando o gás dentro da arma.

Evite deixar o cilindro com gás dentro da arma após a sua utilização, sempre que terminar um jogo ou uma sessão de disparos, mesmo se ainda houver gás dentro do cilindro, retire-o da arma, pois a pressão desse gás, faz com que o anéis de vedação fiquem frágeis e com o tempo a sua arma perderá a vedação e não vai mais segurar o gás.

Eai, gostou da matéria?
Tem alguma dúvida? Deixe nos comentários
Até a próxima

Comentários

  1. Muito bom, tenho 5 armas com CO2 e sempre uso uma gotinha de de silicone ao introduzir a ampola de CO2, agora minha dúvida é se mesmo depois de ser retirado os orings não ficam ressecados?

    1. Como o senhor coloca o óleo de silicone, é perfeito para manter os o-rings sempre lubrificados, se alguma dessas armas do senhor for do tipo em que o cilindro é colocado no magazine, aconselho colocar uma gota de silicone na válvula. E pode continuar o que está fazendo, está perfeito.

    1. Exatamente, por isso sempre que colocar um cilindro de Gás na sua pistola, utilize até o final, mas evite deixar esse cilindro com Gás dentro da pistola por tempos muito longos, como por exemplo de um dia para o outro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *