Luneta, Red-Dot e mira aberta. Entenda suas diferenças!

Surge muitas dúvidas relacionadas a qual desses equipamentos é o melhor, e em quais situação devemos usar um e o outro. Neste artigo vamos falar um pouco sobre cada um deles.

Luneta

Se você é um atirador iniciante, e optar pela luneta terá um pouco mais de dificuldades no inicio, já que esse equipamento exige um pouco mais de controle da arma e técnica de tiro, mas não é só isso, a qualidade da arma e a própria luneta podem influenciar e muito a precisão do tiro.

A função da luneta basicamente é a aproximar o alvo do atirador. Alguns modelos tem um retículo iluminado, esse recurso ajuda na orientação da visada, podendo ser oval, em cruz, cruz milimetrada, entre outras formas.

Leve em consideração o tamanho da objetiva (medida do diâmetro da lente em milímetros ) de sua luneta, ela aumenta a amplitude dos objetos, facilitando a precisão de tiro.

Os modelos liberados por lei são os com aumento de aproximação menor que 6x e a objetiva menor que 36mm

A maioria das lunetas o aumento não é regulável, já outras apresentam o sistema de aproximação (zoom), sendo que alguns modelos de lunetas são de uso restrito a armas de fogo.

Alguns modelos contam ainda com câmaras nitrogenadas, conhecidas por não sofrerem influências externas como a umidade, isso evita que as lentes fiquem embaçadas.

Para conseguir melhores resultados é necessário fazer corretamente a instalação e regulação, além de conhecer todas as variáveis como distância, intensidade de luz, e o tipo de arma. Preste atenção ao escolher sua luneta certifique-se que ela é adequada para seu tipo de arma, seja o modelos Mola Helicoidal, Gás Ram ou PCP.

Red Dot

São miras holográficas, conhecida também como Green-Dot.

Esse equipamento é um auxilio para tiros de curtas distancias (menores que 20 metros). O Red Dot diferente da luneta, não aproxima objetos, sua função é somente auxiliar na identificação do alvo.

Sua objetiva é grande, e tem um ponto luminoso em sua lente, podendo ser na cor verde ou vermelho. Não possui aumento ou aproximação do alvo (zoom). Ela pode ser usada em todos os tipos de equipamentos como: carabinas, rifles, pistola, airsoft, besta entre outras.

Não confunda red dot com mira a laser, apesar de terem características semelhantes são totalmente distintas. Diferente da mira laser o Red Dot necessita de boa iluminação, sendo que a visada será realizada com o auxilio da objetiva.

Contudo, antes de escolher sua luneta ou red dot, tenha em mente qual é o seu objetivo, distância, ambiente e o tipo de arma.

Mira Aberta

Não é utilizado nenhum equipamento óptico. Além do próprio recurso da alça e massa de mira. O atirador precisa fazer a visada alinhando o alvo com a massa de mira e alça. Esse tipo de sistema de mira é o mais comum e utilizado entre os atiradores.

Normalmente, ele já vem com o equipamento de tiro. A qualidade da alça e massa de mira muitas vezes está relacionada com a qualidade do equipamento de tiro, por isso fique atento ao adquirir o produto.

Alça e Massa de Mira com Fibra

Sua função é proporcionar uma visada mais rápida, com o auxilio da massa de mira, portanto o refil da fibra ótica ( verde e vermelha) capta a luminosidade em suas janelas e transmite as extremidades dando o efeito de um ponto luminoso chamado de dot.

Legislação e Dicas de Segurança

Segundo o artigo 16 da Lei Federal 10.826/03, são de uso restrito: “dispositivo ópticos de pontaria com aumento igual igual ou maior que seis vezes ou diâmetro da objetiva igual ou maior que 36mm (trinta e seis milímetros).

Evite transtornos, fique atento ao comprar sua luneta e siga corretamente as orientações estabelecidas pela legislação brasileira. Esteja sempre com a nota fiscal em mãos.

Esse artigo foi útil para você? Deixe nos comentários suas dúvidas ou
sugestões! Muito Obrigado Pessoal e até o próximo artigo.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *