O que é a modalidade Field Target?

Você sabe o que é o Field Target e como funciona? Se ainda não, fique tranquilo que vamos te explicar tudinho!

Faaala galera! Tudo certinho com vocês? O nosso artigo de hoje é sobre uma modalidade pouco conhecida no Tiro Esportivo que é o Field Target. A modalidade Field Target teve início no Reino Unido em meados dos anos 80 e constitui na simulação de caça em ambiente aberto, geralmente em meio a natureza. O ambiente natural, as vegetações e as condições de tiro simulam o realismo perfeito de caça.

A Confederação Brasileira de Tiro Esportivo é quem realiza a regulamentação da modalidade no Brasil. A CBTE implementou no ano de 2018 o Campeonato Brasileiro de Field Target, que foi realizado nos Estados de São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, oferecendo modalidades desde carabinas PCP, até Spring.

Os alvos no Field Target são representados por animais metálicos com uma abertura circular no meio, que mede entre 15 e 40mm. Esta abertura é chamada de Killzone, que é onde o atirador deverá acertar no momento do tiro. Seu tamanho poderá variar de acordo com a distância do atirador ao alvo (isso dependendo de cada competição).

As distribuições dos alvos são realizados de forma natural em meio natureza, com distâncias entre o atirador e o alvo que podem variar de 9 à 50m. As condições climáticas, como chuva, vento e temperatura, tem sua total importância para o Field Target, já que a trajetória do chumbinho poderá sofrer interferência dependendo das condições apresentadas no ambiente.

Como dito anteriormente, as carabinas utilizadas na modalidade poderá ser de ação por PCP, por Gás Ram e até Spring e a sua potência não poderá ser superior à 16 joules. As miras telescópicas são equipamentos indispensáveis na prática do Field Target e não são permitidos lunetas que projetem luz no alvo.

O atirador poderá ter total liberdade de qual posição o mesmo fará no momento do tiro, seja por conforto ou pela técnica apresentada pelo mesmo. Em campeonatos nacionais ou internacionais, a posição do tiro poderá ser previamente definida pela instituição organizadora do evento.

O Field Target é uma das modalidades mais desafiadoras do Tiro Esportivo. Alvos em diferentes posições e distâncias que podem chegar até 50m, killzones de diversos tamanhos e as condições climáticas do ambiente o tornam ainda mais complicado.

A prática do Field Target é um total incentivo ao Tiro Esportivo e fique tranquilo, pois a modalidade é uma simulação e não o incentivo à caça de animais.

E aí, descobriu o que é o Field Target? Que tal começar a praticar e melhorar sua precisão no tiro? Clique aqui e veja as diversas opções de alvos que a Dispropil tem pra você.

Então, comenta aí se você já faz a prática do Field Target ou se tiver qualquer dúvida, mande para nós!

E por hoje é só, até a próxima!

Comentários

  1. Coisa boa. Pena que aqui em Salvador Bahia, não tem. Se tem, não tenho conhecimento. Pretendo um dia conhecer e praticar, é claro.👍👍👍👍

    1. Bom dia, pretendendo organizar um centro pra treinamento e futuros torneios em Vitória da Conquista. Acompanhe a página AirGun Conquista. Valeu.

  2. E ai galera da Dispropil, gostei muito em saber desta nova modalidade de tiro esportivo por simulação, quem sabe agora alguns sem noção que faz caça de animais, parem com esta crueldade e passem a usar esta simulação, pois assim estão preservando o que resta de animais das nossas floresta, gostei mesmo deste método de tiro esportivo, parabéns…

  3. Gostaria muito que tivesse essa modalidade e outras também aqui na região de Maringá. Pois vejo os campeonatos de tiro esportivo muito longe daqui da nossa cidade.

    1. E aí, Raul! O Field Target é um esporte novo aqui em nosso país, como dito no texto, o campeonato no Brasil começou apenas em 2018. Com certeza que logo o esporte irá se expandir para mais cidades, incluindo Maringá! Abraços 😁

  4. Favor corrigirem o texto “e a sua potência não poderá ser inferior à 16 joules”, para “e a sua potência não poderá ser SUPERIOR à 16 joules”.
    Isso nas regras internacionais, no brasil criaram uma categoria open, até 40J.

  5. Bom dia pessoal! Sou do Rio Grande do Sul e aqui exite um campeonato de Field Target, promovido pelo FTSG (Field Target serra Gaúcha), são 10 etapas que acontecem em varias cidades da Serra gaucha com final agora no mes de dezembro. Os atletas competem em varias categorias destintas sendo: Mira Aberta Iniciante com alvos de 9 a 30 metros de distância, Mira aberta profissional com Alvos de 9 a 50m de distância, Luneta A – que usa lunetas com ate 9 x de zoom e Luneta A+ com lunetas acima de 9 x de zoom tbm com alvos de 9 a 50 metros de distancia, PCP 16 Joules e PCP opem 40 joules.
    Quem tiver oportunidade de vir conhecer e participar será muito bem recebido.

    1. Show de bola, Josué. Fica o convite ao pessoal do Rio Grande do Sul estar prestigiando essa extraordinária modalidade tão pouca conhecida que aos poucos está se expandindo. Abraços! 😄

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *