O que é Airsoft?

O Airsoft foi criado no Japão em meados de 1980, surgiu como uma nova alternativa aos esportes de simulação de guerra e combate.

Nesse esporte os jogadores simulam varias ações de combate e guerra, sua prática não é restrita somente ao esporte, o Airsoft é muito usado também em treinamentos militares e forças especiais em diversos países, inclusive no Brasil.

Desde o seu surgimento até os dias atuais esse esporte vem avançando e se adaptando as novas tecnologias, reconhecido e praticado mundialmente por milhares de pessoas em todas as partes do mundo.

O Airsoft está muito além de ser um jogo de tiro ao alvo, o esporte tem como princípios básicos a lealdade e honra de seus jogadores, logo quando um jogador é atingido em combate o mesmo precisa sinalizar que foi atingido, conforme as regras do jogo.

Como Funcionam os Equipamentos de Airsoft?

O equipamento principal usado no esporte são armas de pressão em escala de 1:1 das armas reais. São disparados esferas de plásticos de 6mm de diâmetro, conhecidas como BBs com uma energia aproximada de 1 joule um valor seguro para os alvos em combate, na simulação isso significa que se o jogador for atingido por uma dessas BBs em alguns casos não irá sentir o impacto. O disparo de uma Airsoft pode perfurar alguns objetos com facilidade assim como papéis e papelão, são produzidas de uma material rígido, e o peso pode variar de 0.12g até 0.50g dependendo do tipo de classe de arma, campo e combate.

Categorias de Armas Airsoft e Suas Classes

As armas de Airsoft são aparentemente idênticas aos modelos de armas de fogo inclusive seu tamanho e peso, podendo ser até mesmo confundidas em alguns casos, elas estão separadas em classes e características

Modelos Elétricos considerada por muitos a principal arma dos jogadores desse esporte. O disparo acontece por um de sistema eletromecânico. Que é alimentado por uma bateria de 8.4v até 11.1v sendo carregada por carregadores de 110v a 220v, e a bateria pode ser de Lítio ou Níquel.

Modelos a Gás CO2 funciona por meio de propulsão a gás CO2 (dióxido de carbono) encontrado em alguns modelos de Airsoft. O CO2 é armazenado dentro de capsulas descartáveis que podem ser facilmente substituídas a qualquer momento.

Modelos de Molas ou Spring o modo de disparo é realizado por energia elástica. Esse modelo é Considerado uma arma de disparo de baixa intensidade, o tiro ocorre de maneira mais lenta se comparado com as outras Classes.

Principais Cuidados de Segurança e Obrigações

Para a prevenção de acidentes e garantia da integridade física dos participantes são necessários alguns cuidados básicos como o uso EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) assim como o uso de coletes, capacetes, luvas, joelheiras, botas, óculos de proteção para os olhos e máscara de proteção para o rosto.

O porte dessas armas é proibido, lembrando que é permitido somente o seu transporte dentro de bolsas, capas , caixas e cases, e quando transportado em veículos é necessário que seja dentro de porta malas, fora do alcance das mãos.

Não é indicado a circulação dessas armas em motocicletas ou automóveis que não tem o compartimento adequado, evitar também sua exposição em público sem o consentimento de outras pessoas. As armas de Airsoft são obrigadas por lei a estarem com as ponteiras nas cores vermelho ou laranja, acompanhado da nota fiscal de legalização brasileira.

E aí pessoal ficaram com alguma dúvida?

Deixem seus comentários abaixo para sugestões ou mais informações!

Grande abraço, e Até a Próxima!

Comentários

    1. Bom dia Carlos! Tudo certo? Então na verdade não pode ser reutilizado porque a partir do momento do impacto a esfera cria microfissuras, que a olho nu não é possível ver, mas quando você coloca de novo na airsoft e dispara, pode danificar o magazine e o cano, além de poder travar a bolinha dentro da airsoft!

  1. Apenas uma correção:
    – As baterias não são 110 e 220v. Elas possuem carregadores nessa voltagem mas, sua voltagem de operação é bem menor (9,6v por exemplo).

  2. “O porte dessas armas é proibido, lembrando que é permitido somente o seu transporte dentro de bolsas, capas , caixas e cases, e quando transportado em veículos é necessário que seja dentro de porta malas, fora do alcance das mãos”. Essa eu não sabia.esse artigo serviu de aprendizado valeu pelo artigo publicado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *