O que é Gearbox e quais são as suas diferenças?

E aí! Tudo de boa? O nosso artigo de hoje é sobre Gearbox e as suas diferenças, mas você sabe o que é, como funciona e quais são os seus modelos? Se não, continua aí que vamos te contar tudo!
Primeiramente, você precisa saber que o Gearbox é o principal mecanismo da sua arma, é ela que faz a função do disparo ser preciso e forte durante o Airsoft, ou seja, é ela quem faz sua AEG disparar as BBS.
O Gearbox pode se diferenciar dentre alguns modelos, denominados como V1, V2 e V3. Basicamente, a diferença entre eles são seu desempenho, o design de cada modelo e o posicionamento das peças internas.
O modelo V1 só está presente na clássica Famas, o modelo V3 dos gearbox está somente nas AKs e o modelo V2 está em todo o resto de armas, como por exemplo a M4. As Gearbox são compostas por várias peças, que em combinação, resultam no funcionamento do disparo.

Os componentes internos de um gearbox são:
- Cilindro: Seu objetivo é comprimir o ar, servindo de impulso para o disparo da BBs.
- Pistão: O pistão é um tubo oco, com alguns dentes internos, que orienta os trilhos nas laterais. A cabeça do pistão é acoplada ao pistão por um pequeno parafuso de um lado, e do outro, a mola que abraça parcialmente o pistão, e se projeta para fora dele. Os trilhos fazem com que o pistão fique reto durante todo o movimento do tiro.
- Nozzle: É a peça responsável por empurrar a BBS para a parte de dentro do cano do disparo.
- Mola: A função da mola é garantir propulsão da munição. A grossura e qualidade da mola pode variar a pressão e velocidade do tiro. Outro item também é o guia da mola, na qual sua função é guiar a mola uma vez que esta está comprimida.
- Engrenagens: As engrenagens transferem o movimento de rotação do motor para o pistão.
- Placa seletora: Dispositivo para selecionar o modo de disparo automático da arma e contendo até sua trava de segurança.
- Gatilho: É considerado o interruptor do circuito elétrico do Gearbox. Quando acionado, movimenta duas placas de metal, completando o circuito elétrico e acionando o disparo.
- Motor: O motor é o responsável por gerar a força necessária para o funcionamento da arma. Quando você aciona o gatilho, um circuito da bateria com o motor é realizado, fazendo com que as engrenagens girem.
- Fusíveis: Responsáveis pela proteção do circuíto, não deixando que aconteça picos elétrico, assim protegendo sua arma
- Conectores: Conectam o motor e a bateria.
Se você nunca viu internamente como é o funcionamento do Gearbox, se liga só nesse gif abaixo que mostra perfeitamente sua funcionalidade. Muito legal, né?

E aí, aprendeu o que é o Gearbox e como funciona? Conta aí abaixo nos comentários para nós se você aprendeu o que é ou se tiver alguma dúvida, não hesite em mandar.
E por hoje é só. Um grande abraço e até a próxima!
Muito show! Mecânismo bem projetado
Show! Realmente bem interessante! 😀
Até então, devido a forma que os vendedores anunciam o equipamento, eu pensei que os modelos V1, V2 e V3 não eram específicos de cada modelo de arma e sim uma espécie de versão, upgrade. Para quem gosta de um determinado tipo de arma e não está preocupado com desempenho, essa informação do gearbox não é relevante no momento da compra. Então lanço outro tema. Fazer um comparativo com o desempenho de cada modelo de gearbox V1, 2 e 3. Abraços !
Excelente ideia, Sandro!!! 😀 A intenção é levar o máximo de informação para todo mundo! 😎
Muito Bom, só um detalher que aprendi durante minhas pesquisas, atualmente estou encontrando o modelo V3 nas G36.
Estava na duvida por conta da Gearbox V1 que é encontrada na FAMAS, o blog deixou bem claro.