Qual é o seu Olho Dominante?

Acredito que você deve ter ouvido falar sobre “Olho Dominante”? Sim ou Não? Neste artigo vamos explicar um pouco como é realizado o teste de visão que determina o “Olho Dominante”.

Seu olho dominante é aquele que recebe um pouco mais de informações sobre a localização de um objeto. O olho dominante pode ser descrito como uma condição de visão normal em que os dois olhos funcionam bem, mas simplesmente seu cérebro escolhe um olho preferido.

Em alguns casos determinamos o olho dominante como aquele que é normalmente observado e que está pleno funcionamento.

Aprenda como fazer teste do Olho Dominante

Separamos alguns passos para você fazer o teste do olho dominante e determinar qual é o seu olho ideal:

1. Estenda suas mãos para frente e faça um triângulo entre os polegares e os indicadores, colocando as mãos juntas em um ângulo de 45 graus
(Confira na Imagem).

2.Com os dois olhos abertos, centralize o triângulo em um objeto distante, pode ser qualquer coisa, relógio de parede ou maçaneta da porta.

3.Feche seu olho esquerdo

4.Se o objeto ficar centralizado seu olho direito é o dominante. Mas se o objeto não estiver centralizado em suas mãos , seu olho dominante é o esquerdo.

Esse teste é conhecido como teste de observação, assim é realizado pelo alinhamento de um alvo visual com um dispositivo de observação improvisado. ( similar a “visão” de um cano de rifle)

Procure um Profissional Especializado

Se mesmo assim não foi possível identificar seu olho dominante. O ideal é procurar um profissional em uma clínica especializada. Na maioria dos casos, exames como oftalmológicos identificarão com precisão o olho dominante.

Destros e Canhotos está relacionado ao Olho Dominante?

Embora a dominância e eficiência ocular seja sempre maior em um dos olhos, tanto para destros ou canhotos essas características estão diretamente relacionadas.

Estudos mostram que as chances de uma pessoa destra ter o olho dominante direito é 2,5 vezes maior que a chances de uma pessoa canhota. Mesmo com essas referências, é impossível prever a dominância do olho baseado na lateralidade (predominância motora de um dos lados do corpo).

É possível não ter um Olho Dominante?

Sim é possível, mas as chances são pequenas. Se o grau de dominância não for aparente nos testes de olho dominante, a pessoa pode ter uma dominância ocular mista ( conhecida como dominância de lateralidade cruzada), portanto um dos olhos é dominante em determinadas tarefas e funções, enquanto o outro olho é dominante em outras atividades.

Algumas pessoas podem ter uma dominância dominante, enquanto outros podem ter uma menor diferença na dominância de seus olhos.

Qual é a Importância de Realizar o teste do Olho Dominante nos Esportes?

Conhecer o seu olho dominante pode ajuda-lo em um melhor desempenho em muitas atividades.

Se como a maioria das pessoas você é destro e o olho dominante é o direito, em alguns esportes vai ser necessário que você posicione sua cabeça corretamente. Dessa forma você aproveitará o máximo de seu olho dominante.

Por exemplo no esporte de tênis constantemente você precisa virar o corpo e a cabeça o suficiente ao bater e rebater a bola, para que seu olho dominante possa ver claramente a rotação, velocidade e o sentido do saque.

Lateralidade

O termo lateralidade citado anteriormente, significa a predisposição e preferência em realizar atividades de um dos lados do corpo. O lado dominante apresenta mais força muscular, portanto mais precisão e velocidade em realizar tarefas.

Lateralidade cruzada no Tiro Esportivo

Você já teve problemas ao atingir alvos em movimento ou até mesmo em alvos fixos com seu equipamento, seja rifle, pistola, arco ou balestra?

Pode ser que você tenha a lateralidade cruzada, e o seu lado do corpo dominante e olho dominante são opostos. Desse modo, é necessário que você faça testes, e ajustes corretos para melhorar sua precisão de tiro.

Outra opção para dominar a lateralidade cruzada no tiro esportivo é manter os dois olhos abertos, isso possibilita que você use 100% de sua visão periférica e percepção de profundidade ao se preparar para o tiro. Feche o seu olho dominante e faça o alinhamento segundos antes do tiro no alvo fixo ou em movimento.

Esse artigo foi útil para você?
Dúvidas ou sugestões deixe aqui nos comentários?
Vlw pessoal, até o próximo artigo…

Comentários

  1. Muito bom o artigo. Com certeza meu ajudou bastante e inclusive a identificar o meu olho dominante sendo destro. Vocês estão de parabéns pelo conteúdo.

  2. Em férias de final de ano eu e minha família temos o hábito de visitar demais familiares no nordeste do Brasil e, na ocasião, sempre levo comigo minha estimada e inseparável carabina de pressão. Nos divertimos bastante com a prática de tiro ao alvo e é comum observar, com muita frequência, pessoas com resultados desastrosos e decepcionantes. Certamente ainda não ouviram falar ou talvez não conseguiram identificar seu olho dominante. Com a divulgação desta matéria terei a oportunidade de convidá-los a visitarem o link e apreciarem este precioso conteúdo explicativo. Assim fazendo, tenho a certeza de que na próxima oportunidade em que lá estiver, contarei com melhores resultados, além de encontrá-los motivados para a prática mais frequente desta encantadora e prazerosa atividade esportiva.
    Portanto, gostaria de parabenizar os responsáveis pela divulgação da matéria no blog e informar que tenho tirado bastante proveito de todas as publicações aqui disponibilizadas.

  3. Já tinha percebido isso mas não sabia a explicação. Meu filho é destro mas só começou a acertar o alvo com o olho esquerdo na mira. Acho ainda bem desconfortável ele posicionar a carabina no ombro direito e mirar com o olho esquerdo rs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *