Tipos de camuflagem para Airsoft

Salve, galera! Tudo beleza? Em nosso artigo de hoje iremos falar sobre os tipos de camuflagem para Airsoft que são utilizados por milhares de atiradores do mundo todo.

A camuflagem em si é o conjunto de técnicas e métodos que permitem a um dado organismo ou objeto permanecer indistinto do ambiente que o cerca, ou seja, o objetivo do jogador é se disfarçar para que engane o inimigo durante o combate.

A arte da camuflagem é antiga e vem desde a era primitiva de quando objetivo era a caça para a sobrevivência humana e ao passar dos anos essa técnica vem se aperfeiçoando em meio as operações militares desde a Guerra Moderna no Séc. XVIII, quando surgiu os rifles de longo alcance.

Na Primeira Guerra Mundial, os combatentes começaram a experimentar a Camuflagem Dazzle, que no começo foi utilizada por navios para que em longo alcance, suas embarcações não fossem detectadas. Logo depois, com o sucesso da técnica, a camuflagem dazzle começou a ser utilizada por humanos.

A camuflagem Dazzle foi muito utilizada na Primeira Guerra Mundial.

Com o final da Primeira Guerra Mundial e o início da segunda, muita coisa mudou nos processos de camuflagem dos atiradores em combate, e com esse avanço, começaram a surgir as pinturas de acordo com cada ambiente realizado por especialistas na época.

No final do ano de 1970, começaram a surgir camuflagens popularizado como “textura dupla”, que é algo primitivo comparado as camuflagens digitais presentes hoje em combate. Na época, este tipo de camuflagem era muito eficiente em curtas e longas distâncias.

Camuflagem utilizada na Segunda Guerra Mundial.

E só em 1990, a camuflagem começou a se tornar digital, graças a um oficial do exército chamado Timothy O’Neill, considerado como “O avô da camuflagem moderna”, onde na pintura de um veículo ou na roupa de um soldado eram feitos pequenos quadrados de cor para que os inimigos pensasse que o objeto fizesse parte do plano de fundo do ambiente.

Textura dupla criada por Timothy O’Neill.

O sucesso da camuflagem por pixel foi tanta que diversos países do mundo todo começaram a utilizar da técnica, sendo utilizada até o presente momento, principalmente pelo exército dos Estados Unidos. A camuflagem por pixel acaba se tornando melhor porque nossos olhos interpretam o objeto como se fosse apenas um ruído do ambiente e pra você ter uma ideia, a camuflagem hoje é tão séria que existem campeonatos de competição de camuflagem com o objetivo de aprimorar cada vez mais a técnica.

Você consegue localizar o soldado nesta foto?

Agora que você aprendeu bem como surgiu a técnica da camuflagem, vamos aos tipos de camuflagem mais utilizadas hoje por operadores no Airsoft:

Woodland

O padrão Woodland foi introduzido em 1981 e foi muito usado pelos EUA nos últimos anos, tanto no ramo do Exército (Incluindo Forças Especiais, SEALs, etc.), como na Marinha. Ele é composto pelas cores verde, castanho escuro e claro, e preto.

A Woodland é um modelo eficaz em Florestas, relativamente eficaz em Urbano, Selva e Montanha e pouco eficaz e Deserto.

Urbano

É um modelo composto por branco, preto, cinza escuro e cinza claro. Tem a mesma mancha e resolução do Woodland, pois se baseia neste padrão já conhecido. As suas cores possuem elevado contraste e na base dos tons de cinza, destina-o para ambientes mais urbanos.

É um modelo eficaz em urbano e pouco eficaz em selva, deserto, floresta e montanha.

Multicam

O objetivo da Multicam era a substituição da Woodland, criada em 2005 esta camuflagem permite muito mais com que o operador se adapte a ambientes seja deserto, florestas ou até cidades. Com 7 tons de verde e marrom, a multicam é uma das mais favoritas entre os jogadores de Airsoft. Realmente é um modelo de camuflagem lindo, não?

Desert Digital

Desenvolvido pelo Corpo de Fuzileiros dos EUA, esta camuflagem foi desenvolvida fazendo com que o olho humano reaja aos pixels de modo a que não note nenhuma margem de mudança de cor e que desta maneira o atirador que está camuflado não seja o destaque em ambientes isolados na natureza.

Esta camuflagem possui 3 tons de castanho mais escuros, na qual o tom de castanho mais escuro neste padrão terá uma quantidade menor comparado as outras cores. Este modelo é eficaz em deserto, relativamente eficaz em montanha e pouco eficaz em floresta, selva e urbano.

Tropical

A camuflagem do tipo tropical é muito utilizada pela Força Aérea Brasileira (FAB), sendo muito eficaz em florestas densas, como é típico de nosso país. Tendo tons de verde, este traje possui também a tecnologia de sistema infravermelho que evita a visualização dos soldados com visões noturnas.

Black

Este tipo de camuflagem é a ideal para combates em modos noturnos e operações especiais. É muito utilizado pela SWAT e pelo BOPE aqui no Brasil. O objetivo deste traje, além de de trazer poder e medo ao inimigo é a total invisibilidade do atirador durante combates a noite.


Então é isso, galera! Este foi o nosso artigo sobre camuflagens para Airsoft. Lembrando que os melhores itens para camuflagem é aqui na Dispropil. CLIQUE AQUI e veja nossas ofertas.

Diz aí pra nós se você gostou e qual é a sua camuflagem preferida em jogos no Airsoft?

Um grande abraço e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *