Você Conhece o Tiro Esportivo?

O Tiro Esportivo é um esporte que esta cada vez mais presente na vida dos brasileiros, sendo possível praticar em diversos ambientes com os devidos cuidados. Muitas pessoas tem dúvidas em como ingressar no Tiro Esportivo, as perguntas frequentes são: O que é preciso para começar no Tiro Esportivo? Preciso de algum registro? Os equipamentos são caros? Que tipo de arma é permitido usar? Qual o modelo ideal para iniciar? Praticar Tiro Esportivo É Seguro? Confira mais detalhes a seguir!

O Que é preciso para começar no Tiro Esportivo?

Hoje em dia é muito fácil começar no Tiro Esportivo, a prática com armas de pressão vem ganhando cada vez adeptos, sendo um dos principais motivos, o baixo investimento, custo de manutenção e munição acessível. Você consegue comprar um modelo a partir de R$350,00. A prática de Tiro Esportivo com o uso de armas de pressão é livre para maiores de 18 anos.

Qual o modelo ideal para iniciar?

Existem vários modelos para quem quer iniciar no tiro esportivo, porém o que precisa ser avaliado é: Qual seu objetivo com o Tiro Esportivo? Você precisa de mais precisão ou velocidade? Ou somente força? Qual distância pretende atirar? Qual espaço possui?

Separamos alguns tipos de classes e categorias de armas de pressão comumente usados no Tiro Esportivo. Confira:

Principais Classes e Categorias de Armas de Pressão

Carabina de Mola Helicoidal (Springer) – Esses modelos utilizam molas em espiral de aço, a mola é comprimida no momento em que é engatilhada a carabina, depois de acionado o gatilho essa mola expande e exerce a força de disparo. Embora as carabinas sejam potentes, sua vibração no momento do disparo prejudica a precisão. São as mais vendidas no mercado, pelo baixo investimento e custo de manutenção e munição. Geralmente sua vida útil gira em torno de 5 a 10 mil tiros.

Gás Ram – É considerado uma evolução da mola comum. Nesse modelo é usado uma mola pneumática, formado por um cilindro de aço com Nitrogênio sob pressão, e uma haste responsável pelo funcionamento do mecanismo. As principais vantagens de se usar Gás Ram é que ele não precisa ser recarregado, diferentemente dos modelos a Gás e PCP. A vida útil da mola pneumática dura em média 100 mil disparos, com isso o modelo tem uma maior durabilidade e menor ‘recuo’ ou vibração em relação aos modelos a mola comum.

Pistolas e Carabinas de Ar Comprimido (PCP) (pressão pré-carregada), possuem um reservatório interno que armazenam ar comprimido, ao pressionar o gatilho dispara o projétil. Esses modelos permitem um tiro com bastante precisão, potência e estabilidade de tiro, causado pela ausência de recuo, ou seja não sofre vibração durante o disparo. O maior problema seriam o alto custo desses modelos e a dificuldade em carregar utilizando bombas ou cilindros Scuba

Green Gás – Nesse modelo existem dois tipos de gases Butano e Propano. O Butano é o mais conhecido comercialmente e seguro, seu custo também é mais baixo se comparado ao Propano. Os modelos de Green Gás possuem um armazenamento interno para abastecimento desses gases, ao ser pressionar o gatilho esse gás libera pressão no pistão e consequentemente dispara o projétil. Modelos a gás proporcionam mais estabilidade de tiro, ao contrário do sistema de mola que sofrem muita vibração dentro da carabina causando o chamado ‘recuo’.

CO2 – As armas de CO2 não é preciso recarregar, é necessário somente realizar a troca das cápsulas. No modelo de CO2 ao engatilhar e pressionar o gatilho, uma parte desse gás é liberado, resultando uma alta pressão para o corpo da arma, disparando o projétil. Sua autonomia é de 30 a 80 disparos dependendo do modelo.

Principais Calibres

Calibre de 4.5 mm–  Possui uma melhor precisão e os tiros percorrem uma trajetória mais retilínea, sofre uma menor variação em altura em distâncias maiores. Um dos pontos negativos é que por serem menores e mais leves podem sofrer facilmente a interferência dos ventos, além de não ter tanto poder de impacto (destruição).

Calibre de 5.5 mm – São os mais usados atualmente, e que possuem mais modelos disponíveis no mercado. Indicados para locais abertos e com vento, esses chumbinhos são mais pesados que os 4.5mm, sua precisão é inferior a tiros de longa distância, mas podem provocar um maior estrago, já que sua perfuração é maior.

Calibre de 6 mm – Foram desenvolvidas pelas fabricantes CBC e ROSSI, atingindo o limite máximo que a lei permite. O uso desse calibre tem alto poder de destruição, mas devido ao seu peso não são indicados para grandes distâncias. É o que menos tem opções de modelos no mercado, já que temos somente 3 modelos de carabinas que utilizam esse chumbo.

Praticar Tiro Esportivo é permitido? Ele é seguro? Quais os cuidados necessários?

Sim, segundo a regulamentação é permitido para maiores de 18 anos, sem necessidade de registro. Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, praticar tiro esportivo é muito seguro, desde que esteja num local sem riscos e tenha bom senso. O praticante precisa estar devidamente equipado com os equipamentos de segurança, é obrigatório o uso de óculos de proteção especial, e algumas modalidades específicas o uso de protetor auricular. As pistolas de CO2, Green Gás e suas munições não podem ser armazenadas próximas a fontes de calor ou expostas diretamente a luz solar por longos períodos.

Leis, Normas e Regulamentos

De acordo com a Portaria n°36-DMB, de 09 de dezembro de 1999, armas de pressão por ação de mola e com calibre igual ou inferior a 6mm, não são armas de fogo, entretanto é proibida a venda para menores de 18 (dezoito) anos. Segundo a Portaria nº 02-COLOG, 26/02/2010, os usuários não necessitam de CR (Cadastro de Registro).

Como é transportar minha arma de Pressão?

Conforme a portaria n° 02-COLOG, 26/02/2010, As armas de chumbinho e as do tipo airsoft, por ação de mola (inclusive as elétricas), com calibre igual ou inferior a 6mm não necessitam de Guia de Tráfego (GT) ao serem transportadas, no entanto as armas devem circular com a nota fiscal que comprove a sua origem. O transporte é necessário ser feito dentro de bolsas, cases, caixas ou dentro de porta malas, fora do alcance das mãos.

Como são disputadas as provas de Tiro Esportivo?

As provas são disputadas em três categorias: pistola, carabina, alvo móvel e tiro ao prato:

Tiro com Carabina – Para essa prova o disparo é feito com uma arma de cano longo. Nesta modalidade o competidor precisa atingir os alvos localizados no meio de vários círculos. Acertar estes círculos garantem pontuações que podem variar. Conquista a prova o competidor que acumular a maior pontuação.

Alvo Móvel – Essa modalidade não faz parte de uma prova Olímpica, é uma das modalidades de tiro mais populares do Brasil. O Alvo sofre um deslocamento. Em um espaço de 2m, o atirador pode contar com 30 tiros em velocidade lenta ou rápida para atingir o alvo.

Tiro com Pistola – A prova é realizada por uma pistola de cano curta. A empunhadura da arma é permitida ser usada com uma das mãos. Para esta modalidade as provas são divididas em categorias diferente a sport, pistola livre, pistola de ar e tiro rápido.

Tiro ao Prato – Essa prova tem duas modalidades, skeete a Fossa Double. O objetivo nessa prova é atingir os pratos de matérias cerâmicos, arremessados com uma velocidade média de 90 km/h, cada prato tem uma pontuação, o competidor que acertar a maior quantidade de pratos conquista a prova.

Pessoal deixem seus comentários abaixo para sugestões ou mais informações!

Grande abraço, e até o próximo artigo!

Comentários

  1. Minha dúvida é como acertar um prato (cerâmica) com uma carabina de pressão? Conheço esta modalidade com espingardas carregadas com cartuchos que utilizam pólvora.

    1. Olha Em uma apresentação da marca estayier o atirador concegue alguns pratos creio eu que com muita dedicação Tauves seja possível não na frequência que ocorre com as cal. 12

    2. Existe a possibilidade sim de tiro ao prato com carabinas de pressão. Mas é a somatória de vários fatores, dentre eles estão, a força da carabina utilizada, o chumbo utilizado no disparo, a distância entre o atirador e o prato e a velocidade do prato. Pois não deve considerar as mesmas condições de um tiro com uma calibre 12. O disparo de uma arma de fogo é mais veloz que uma carabina, sendo assim, ao realizar esta modalidade, tem que fazer uma regulagem na maquina que atira os pratos, para não lançar muito rápido ao ponto do chumbo não alcançar, e não muito longe, para que o disparo seja efetivo e assim, fazendo com que o prato se quebre. E por último, muita prática, pois você terá apenas um disparo por prato, não é igual uma calibra 12, utilizada na pratica normalmente, que você tem 2 disparos para acertar.

  2. muito legal vcs postarem esse assunto, a uns 3 anos e meio atras eu não sabia que era possivel ter uma carabina de pressao achava que era proibida logo que soube q podia comprar sem doc… pro meso,,, comprei aqui na dispropil mesmo uma hatsan striker edge 5.5 exelente arma de pressao.

  3. Olá ,parabéns pelo blog, muito instrutivo quero só corrigir uma coisa , quando se refere as PCPs vcs falaram que são carregadas com cilindro de oxigênio , isso não pode de forma alguma sabemos que oxigênio é extremamente inflamável e poderá ocasionar em uma explosão , então mude para cilindro de ar comprimido ok, abraço

  4. Muito bom ! Parabéns pela iniciativa. Tenho uma pergunta.
    Por que existem tão poucas ofertas de pistolas (PCP) para tiro esportivo como a da foto?

    1. Boa noite José! Tudo bem? Obrigado pelo elogio, vamos estar sempre postando artigos que são úteis para nossos clientes.

      Vamos lá a pergunta. Existe poucas porque infelizmente é muito caro esse tipo de equipamento e a maioria dos importadores não trazem porque a comercialização é baixa. Acho que devemos ter uns 5 modelos no mercado nacional. Quem precisa de pistola acaba importando direto ou pedindo para importar, mas adianto você que é uma fortuna!

      Um abraço!

  5. Muito bom esta interação entre os apaixonados pelo tiro esportivo. Aqui poderemos levantar questionamentos e poderemos dirimir dúvidas acerca do tiro esportivo.

    Forte abraço a todos !!

    1. Bom dia Aparecido! Com certeza! Aqui vamos trazendo várias informações úteis para os amantes do tiro esportivo! Grande abraço

  6. Tendo em vista o lançamento de vário modelos de carabinas. Aproveito o ensejo para perguntar se a Dispropil atualizará seu acervo de cabinas de pressão ?

    1. Aparecido! Com certeza. Na verdade estamos correndo atrás de novas carabinas, contudo com dólar alto e impostos lá em cima fica meio difícil! Mas fique tranquilo que iremos trazer novidades em breve!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *